quarta-feira, 29 de junho de 2016

CANÇÃO MÍNIMA





        No mistério do sem fim

    Equilibra-se um planeta.

   E, no planeta, um jardim,

   e, no jardim, um canteiro;

 no canteiro uma violeta,

e sobre ela, o dia inteiro,

entre o planeta e o sem fim,

a asa de uma borboleta...

    (Cecília Meireles)






                          










O segredo é não correr atrás das borboletas...É cuidar do jardim para que elas venham até você.
                
                        (Mario Quintana)

Uma das atividades é trabalhar com:

  • Música;
  • Poesia; 
  • Palavras cruzadas;
  • Fazer Cartazes sobre a natureza;
  • Construção de murais
  • Pesquisas sobre as poesias que abordem este tema.
  • Vídeos.


segunda-feira, 20 de junho de 2016

SIMPATIAS AOS SANTOS: SANTO ANTONIO, SÃO JOÃO E SÃO PEDRO


O relacionamento entre os devotos e os santos juninos, principalmente Santo Antônio,São João e São Pedro é quase familiar e cheio de intimidades. Eis algumas que representam o lado profano da história da nossa cultura.



Simpatias com santo Antonio

*     Moças solteiras, desejosas de se casar, em várias regiões do Brasil, colocam uma estátua do santo de cabeça para baixo atrás da porta ou dentro do poço ou enterram-no até o pescoço. Fazem o pedido e, enquanto não são atendidas, lá fica a imagem de cabeça para baixo.

*      Encontrar a alma gêmea "Coloque uma imagem do Santo Antônio em baixo da sua cama por três dias. Toda vez que for dormir, nesse período, tenha muita fé e imagine uma áurea cor-de-rosa em volta de você. No quarto dia, utilize cascas de maçã para fazer um banho especial. Adicione uma colher de mel na mistura. Passe levemente pelo seu corpo."

*      Para voltar com ex "Você irá precisar de uma vela apenas. Acenda a vela, ofereça ao santo e diga com muita fé, falando o nome da pessoa: 'Santo Antônio, amansador de burros, amansai [nome da pessoa amada] para mim. Que ele me peça desculpas e volte a ser meu namorado [ou namorada]” 



Simpatia de são João para obter proteção e alegria

*      Numa bacia com água, junte cravos e folhas de alecrim e manjericão e deixe descansar.No dia de são João, tome um banho e jogue a mistura no corpo, do pescoço para baixo, invocando a proteção dele. Enxugue-se apenas de leve.

 Simpatia da bananeira, para descobrir o nome do seu amor:
*      Na noite de 23 para 24 de Junho, enfie uma faca nova e nunca usada no caule de uma bananeira. Na manhã seguinte, retire a faca. A letra que ali aparecer será a inicial de seu futuro companheiro ou companheira.

Simpatia do manjericão, para descobrir idade do seu amor:

*      Passe um ramo de manjericão na fogueira e atire-o ao telhado. Se na manhã seguinte o manjericão ainda estiver verde, o casamento é com moço. Se murchar, é com velho. 



Simpatias de São Pedro

Simpatia da Chave do Amor da Sua Vida 

No dia de São Pedro, ponha a chave da porta de entrada da sua casa embaixo do seu travesseiro, que deve ser novo ou a fronha nova. Ao sonhar, o primeiro homem que aparecer nos seus sonhos será o amor da sua vida. Ao acordar, retire a chave dali.

Simpatia para manter bom astral para atrair paixões 

Na noite de São Pedro, separe as pétalas de uma rosa branca, coloque-as entre as páginas de um livro qualquer, para que sua umidade seja absorvida. Quando as pétalas estiverem secas, faça um saquinho de tecido de algodão branco, com linha branca. Dentro desse saquinho, coloque as pétalas secas. Costure a boca do saco. Você tem aí um ótimo patuá de harmonia, paz e carisma. Leve-o sempre consigo.

Simpatia da chave debaixo do travesseiro 

No dia de São Pedro coloque uma chave nova debaixo do seu travesseiro. Embrulhe-a em um papel branco com três pedidos e descreva como você desejaria que fosse sua nova casa. Deite-se e mentalizando que São Pedro e seus anjos estarão durante a noite procurando a casa dos seus sonhos.


Como Atividades:


  1. Os educandos vão mergulhar e descobrir através da pesquisa não somente as simpatias e adivinhações e até se aprofundar mais descobrindo a vida destes Santos Católicos;
  2. Reproduzir textos, cartazes e Murais;
  3. Danças;
  4. Fazer quadrinhas e paródias;
  5. Preparar vídeos...Entre outros.
  6. Bom trabalho e boa pesquisa.






FESTAS JUNINAS NO NORDESTE DO BRASIL


Embora seja comemorado nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas. 

Comidas típicas 



Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural de milho verde, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. 
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais. 

Principais tradições 



As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.

Danças Típicas Brasileiras

Bumba-meu-boi


bumba-meu-boi é uma das danças mais típicas do país porque ocorre em diversos estados brasileiros e principalmente no nordeste. Além de dança, ela é uma representação da sociedade brasileira. É a história cantada e dançada da Catirina, uma sertaneja que grávida acabou desejando a língua do boi preferido do dono da fazenda onde ela e seu marido Chico Vaqueiro trabalha.
Seu marido acaba tirando a língua do boi a pedido de sua mulher e a notícia chega aos ouvidos do fazendeiro. Ele acusa Chico Vaqueiro pelo ocorrido e são solicitados vários médicos para curá-lo. Durante toda a dança, há o julgamento e o perdão do homem. O boi, que aparentemente havia morrido, acaba sendo curado e é realizada uma grande festa com danças e cantorias.

Quadrilha


A festa junina é um evento comum no Brasil, durante os meses de junho, julho e agosto. Essa festa possui uma dança bastante conhecida, a quadrilha. A dança evolui em duplas ao som do forró e pode alternar entre fandangos, catiras e valsas. São diversas evoluções e coreografias que são executadas pelos dançarinos ao som de músicas conhecidas como Pula Fogueira e Capelinha de Melão. Eles utilizam uma vestimenta característica dos caipiras, com chapéus de palha, vestidos de chita e camisas xadrez.

Forró



Essa dança típica brasileira é muito conhecida no país e tem suas raízes diretamente ligadas à região nordeste. O forró possui diversos aspectos retirados da cultura e do cotidiano desse povo e, por isso, passou a ser comum não só ali como em todo o país. A música que embala os dançarinos tem o mesmo nome da dança e é acompanhada de instrumentos musicais como a sanfona, zabumba e triângulo. Há indícios de que ela surgiu no século XIX e como era dançada em terrenos de chão batido, as pessoas dançavam com os pés arrastados para evitar que a poeira levantasse. Uma das características mais peculiares do forró é que os dançarinos arrastam os pés pelo salão e dançam bem colados, em pares. São diversas formas de dançá-lo: podem alternar entre lento, moderado e rápido. Há, ainda, a divisão entre forró eletrônico, tradicional, universitário, dentre outros.
Existem muitas variedades de danças juninas

         


http://dancas-tipicas.info/

Textos Diversos