segunda-feira, 19 de outubro de 2015

COMEMORANDO NASCIMENTOS E EVENTOS DA DIVERSIDADE RELIGIOSA



  • Dia 02 de outubro (1869) comemora-se o aniversário do Grande Líder Indiano Mahatma Gandhi, militante da resistência pacífica ao colonialismo inglês.



  • Francisco de Assis nasceu na cidade da Assis em Umbria na Itália no ano de 1182. Muito jovem vivia na riqueza e nos prazeres da vida. Aos 24 anos de idade, resolveu renunciar a toda riqueza da família para viver numa vida de pobreza. Era muito admirado pela sua humildade, liberdade religiosa e, por sua bondade com todas as pessoas pobres e doentes, além de cuidar dos animais.... e dos seres vivos da natureza.

  • Dia 05 de outubro é a comemoração do Rosh Hashaná, Ano Novo Judaico, apenas aqui no Brasil. teve sua origem através do Decreto Imperial datado de 15 de outubro de 1827, que criou o Ensino Elementar no Brasil e tratava da descentralização do ensino, do salário dos professores e mestras, das matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados. A sua comemoração teve início na década de 30 (1930), porém só foi oficializado e 1963, através de decreto.


  • Dia 23 de outubro, temos o fim do Ramadã, uma celebração Islâmica. É o nome do nono mês do Calendário Islâmico. Momento em que os muçulmanos celebram a revelação do Corão ou Alcorão, o Livro Sagrado do Islã ao profeta Maomé.

  • Foi no dia 24 de outubro em 1945, quando o mundo comemorava o fim da II Guerra Mundial. Foi realizada em São Francisco (EUA), a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, com a presença de 50 países, inclusive o Brasil. Desse encontro resultou um Documento chamado Carta das Nações Unidas, assinado pelos presentes, que se comprometiam a manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais, além de promover o desenvolvimento dos países no mundo todo.


  • O dia 27 de outubro é dedicado ao Dia Mundial de Oração pela Paz, liderado pelo Papa João Paulo II, no ano de 1986. Na cidade de Assis na Itália.

Referências:

ALMANAQUE DO ALUÁ Nº 2
IMAGENS DA INTERNET (GOOGLE).
     
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos Diversos