DINÂMICA: O BONECO- Dividir os participantes
em seis subgrupos. Cada um ficará responsável por uma parte do boneco: cabeça,
tronco, braços, mãos, pernas e pés. Cada grupo desenhará uma parte do corpo
e terá duas perguntas para responder. As respostas devem ser registradas nos
cartazes juntamente com o desenho. Para que os grupos tenham uma visão geral da
dinâmica, é importante que se leiam todas as perguntas antes de iniciar o
trabalho.
·
A)-Cabeça - Grupos: 1 e 2): Qual a realidade ambiental
que vemos? O que escutamos da sociedade sobre a preservação da biodiversidade?
·
B) Tronco – (Grupos (1 e 2): O que sentimos sobre a
degradação ambiental? O que sentimos sobre o papel do estudante na preservação
da biodiversidade?
·
Braços- (Grupos 1 e 2): Até onde podemos
alcançar com nossa ação? Com quem (pessoas,
entidades
etc.) podemos andar de braços dados na preservação da biodiversidade?
·
Mãos – (Grupo 1 e 2): Quais os compromissos
que podemos firmar enquanto grupo na preservação da biodiversidade? Quais as
ferramentas que temos disponíveis na escola para divulgar nossas idéias?
·
Pernas Grupo (1e 2): Que caminhos queremos tomar no
desenvolvimento de ações de preservação
da biodiversidade? Qual o suporte (pessoas, materiais, finanças etc.) que temos
para desenvolver uma ação?:
·
Pés Grupo (1e 2): Que ações podemos realizar envolvendo nossa
escola na preservação da biodiversidade? Que resultado desejamos com nossa
ação?
Dinâmica extraída do Site do
Mundo Jovem.
REFLEXÕES DOS GRUPOS
Essa oficina foi trabalhada em dois turnos: (Manhã e
Tarde), com os professores de Ensino Religioso da Rede Municipal de Ensino de
João Pessoa-PB no desenvolvimento da Formação Continuada. Foram momentos
dinâmicos, envolvendo todos os presentes.
O interesse do grande grupo pelo tema foi totalmente
de muita participação, tendo em vista ser um assunto que deve ser abordado por
todas as escolas, famílias e sociedades em geral.
E por isso não podemos ficar de braços
cruzados!...Precisamos fazer algo para sensibilizar a comunidade escolar com
essas questões. Leonardo Boff afirma que: “Hoje nos encontramos numa fase nova na humanidade. Todos
estamos regressando à Casa Comum, à Terra: os povos, as sociedades, as culturas
e as religiões. Todos trocamos experiências e valores. Todos nos enriquecemos e
nos completamos mutuamente ... ( Fonte :
www.leonardoboff.com)
Os resultados apresentados pelos grupos foram os
melhores possíveis!... Chamamos atenção que em cada abre e fecha aspas,
representa a fala de um grupo. Vejamos abaixo:
“É de se ver o planeta sendo destruído, se
evaporando pela poluição. A degradação pelo homem é grande. Existem cobranças da
sociedade, mas, não existe a consciência da realização da humanidade dessa
preservação! Atualmente há por parte de diversos setores da sociedade,
incluindo nesse panorama as instituições escolares, uma preocupação com a preservação
da biodiversidade. Nesse tocante, são formulados projetos, fóruns, campanhas
nas diversas esferas midiáticas que buscam promover a construção de uma
consciência ambiental. Frente a séculos de degradação. Percebemos que as ações
são pontuais. A sociedade ainda se encontra no plano do discurso, porém as
ações muitas vezes são contraditórias”.
“Observamos o futuro que nos espera, pois o que
estamos vendo é o aquecimento global, com deslizamentos e tsunamis a caminho do
caos, por outro lado se apresenta enchentes e secas, poluição e outros estragos
que se tornam preocupantes. Todavia temos que proteger a natureza para
sobreviver! Cuidar da riqueza da biodiversidade é dever de todos... Em sala de
aula não podemos deixar de lado essas questões tão importantes. É preciso abrir
espaço para esse diálogo. A biodiversidade é muito importante para nossa
vida. Reciclar é preciso”.
"Sentimo-nos muito mal, vendo um descaso
gigante quanto ao cuidado com o meio ambiente que está sendo destruído por
todos, e nada é feito. Apesar de tantos projetos mostrados na mídia, o que fica
só na teoria. A degradação ambiental tem provocado sérios problemas que afeta
toda flora e fauna do planeta Terra. Para que o estudante tenha consciência da
preservação da biodiversidade é necessário que entenda o seu valor como parte
de sua vida, sensibilizando-se para o entendimento de que há prejuízo na
natureza".
"Sentimo-nos penalizados; sufocados;
desconfortáveis e principalmente responsáveis. Quanto ao estudante, o seu
comportamento dentro do ambiente escolar os quais demonstram que uma parte
deles destrói os mobiliários joga lixo no chão, rasgam cadernos. Acreditamos
que a realização de seminários e palestras possam sensibilizá-los".
"Podemos alcançar as nossas famílias, no
ambiente de trabalho e a sociedade, sensibilizando-os para a elaboração junto
com os especialistas da escola um projeto para ser implantado juntamente com
toda comunidade escolar para preservação da natureza e da vida.
“Se a ação for isolada, pouca coisa alcançaremos.
Porém, abraçados, juntos numa mesma corrente conquistaremos o infinito. Com
todas as pessoas juntas, do menor - o cidadão comum- ao Presidente da
República. Sozinhos não somos nada, unidos num único ideal pela preservação da
vida e da natureza, conseguiremos salvaguardar a biodiversidade".
“Temos que sensibilizar a comunidade escolar em
preservação através de ações coletivas tais como: Reciclagem; oficinas com as
garrafas. Exemplos: Vassouras, brinquedos, cestas para ornamentações, artigos
para decorações. Com vidros: aproveitamos para decoração, depósitos de doces,
temperos e biscoitos. Essas ideias poderão ser feitas com treinamentos,
mostrando a importância da preservação do meio ambiente, envolvendo ainda os
pais com os mesmos objetivos da reciclagem, através de folders; painéis na
escola e na rua; mensagens através das Redes Sociais; reportagens, pois “a
cabeça pensa e as mãos executam as ideias". Divulgando site: www.
fazendoeducaçao", e outros que abordam esse tema.
“Através da
conscientização de toda comunidade escolar. Cuidar da área verde. Respeitar o
tempo de maturação de cada espécie frutífera. Cuidar da água; evitar
desperdícios de alimentos; conservar os materiais provenientes da matéria prima
da natureza (árvores entre outros). Cuidar da escola também!... Isso não só na
escola, mas, em todos os cantos. Sensibilizar toda comunidade escolar, com
cartazes feitos com materiais recicláveis, usando os recursos tecnológicos
acessíveis para o maior conhecimento da biodiversidade brasileira. O
compromisso de cada um em fazer: "O mundo em nossas mãos".
“Fazer um trabalho individual e coletivo de
conscientização com a família; escola; trabalho; comunidade; entidades civis e
religiosas. Unir esses grupos para fomentar o diálogo, mostrando a importância
da preservação, relacionando o ser humano com a natureza, enfocando a cultura
religiosa e seus ritos mediante o uso dos elementos da natureza. Propor a
criação de projetos financiados para a luta pela preservação".
“Mobilizar as pessoas através da política pública e
educacional conscientizando sobre a importância da biodiversidade. Motivada
pelos meios de comunicação “mídias", escola, governo. Isso se dará através
de oficinas, palestras, seminários, dramatização, musicalidade, etc. Inserir
nas escolas de horário integral também as oficinas de aproveitamento do
lixo.
“Podemos
trabalhar a preservação dos rios, mares, florestas, flora e fauna. Evitar
poluir os rios e mares, não jogando lixo nos esgotos. Evitar queimadas,
derrubadas de nossas árvores, matança de nossos animais. Cuidar das praças e
jardins. Os resultados desejados serão um meio ambiente saudável e prazeroso de
se viver".
Por outro lado, também! “Podemos trabalhar com
projetos interdisciplinares de Educação Ambiental, criando oficinas do sabão
ecológico, a coleta seletiva e cultivando hortas envolvendo toda escola. Os
resultados que queremos são: A conscientização; a valorização e a preservação
do meio ambiente saudável".
Elaboração: Professores
de Ensino Religioso
Organização: Maria José Torres
Holmes
João Pessoa, 03 de maio de
2012
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